Representação Discente

A Representação Discente faz parte do Movimento Estudantil do IRI. Ela é responsável por fazer a ponte entre as demandas cotidianas das e dos estudantes do curso e os órgãos colegiados do IRI: espaços políticos de decisão e organização da vida do Instituto. O IRI tem, ao todo, 2 comissões auxiliares e 6 órgãos colegiados —  cada um formado por uma maioria de docentes e por uma representação de funcionários e de (dois) representantes dos alunos. Hoje em dia a Representação Discente da graduação atua  nas seguintes comissões e colegiados do IRI: Comissão de Graduação, Comissão da Biblioteca, Conselho Técnico-Administrativo, Comissão de Cultura e Extensão, Comissão de Cooperação Nacional e Internacional e Congregação. Anualmente uma chapa composta por alunos é eleita pelos próprios estudantes para atuar durante o ano seguinte nos órgãos colegiados  e comissões do Instituto.

Por conta da estrutura decisória da USP — bastante concentrada e pouco democrática — os estudantes e funcionários se encontram sub-representados nos espaços de poder do IRI e da Universidade como um todo. Nesse sentido, a RD entende que é só atuando juntamente com o conjunto dos alunos do curso (trazendo as discussões importantes pra mais perto deles, ajudando a mobilizar e organizar as demandas os estudantes, etc.), e impulsionando a nossa luta coletiva, que conseguimos exercer uma atuação institucional relevante — conectada às necessidades reais dos estudantes e às demandas do conjunto do Movimento Estudantil. Atuamos com um pé dentro da institucionalidade mas vários pés fora dela: com abertura, inclusive, para que a RD seja construída não só pelos representantes eleitos, mas por todas e todos estudantes de RI que defendem este projeto político e tenham disposição pra construir ele conosco!

É em cima desses princípios e forma coletiva de fazer política que a Representação Discente de RI vem atuando desde 2017 (quando passou a se compreender enquanto ente coletivo que era parte do Movimento Estudantil — em oposição a atuações isoladas de alunos nos colegiados). Foi a partir dessa fórmula que atingimos uma série de conquistas no último período: como a autorização para que pessoas já no primeiro ano possam fazer estágio de 4 horas, critérios socioeconômicos para concessão de bolsas de intercâmbio, diversificação das perspectivas teóricas e da grade de disciplinas optativas, entre outras. Como parte integrante do Movimento Estudantil, inseridos também em dinâmicas e numa realidade maiores do que os muros da Universidade, não limitamos nossas atividades estritamente à realidade do IRI, atuando também em pautas e lutas nacionais dos estudantes, como foi o caso, por exemplo, da mobilização e construção, no IRI, da Greve Geral de 2017, do #EleNão em 2018 e do Tsunami da Educação em 2019.

LISTA DE COLEGIADOS E MANDATOS DE 2023

Congregação

A Congregação é o colegiado máximo do Instituto, responsável por tomar decisões definitivas acerca de assuntos de maior complexidade que afetam todo o IRI, bem como avaliar decisões delicadas tomadas pelos outros colegiados. As reuniões acontecem uma vez por mês e contam com a presença de representantes da graduação, pós graduação, ex-alunos, professores associados, professores titulares e diretoria. As reuniões são abertas para todos os membros da comunidade e transmitidas online. No entanto, apenas membros titulares de cada setor tem direito a se manifestar e votar nos assuntos discutidos.

Representantes: Lorena Gaspar & Marina Sujkowski

Conselho Técnico-Administrativo

O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) tem como principal função a aprovação do orçamento da unidade. Para além disso, estão sujeitas à sua deliberação as questões financeiras e administrativas do Instituto, tais como a manutenção e reforma dos espaços, liberações de verba, contratações, criações de cargos de serviço etc. Nele, a presidência e a vice-presidência correspondem, respectivamente, à Diretora e ao Vice-diretor do Instituto. Têm direito a cadeira no Conselho um representante da graduação, um da pós graduação, um dos funcionários e todos os docentes que presidem as demais comissões do IRI. Todos os membros têm direito a um suplente. 

Representantes: Sô Sanz & Matheus Sola

Comissão de Graduação

A Comissão de Graduação (CG) do IRI lida diretamente com questões intrinsecamente ligadas aos nossos alunos de graduação, como trancamento fora do prazo, solicitação de aproveitamento de estudos, decisão de grade horária, questões referentes a estágio. as reuniões acontecem uma vez ao mês e nelas estão presentes conselheiros dos três setores: alunos, funcionários e professores. 

Representantes: Rafael Dezotti & Vinícius Dias

Comissão de Coop. Nacional e Internacional

A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCNInt) cuida, principalmente, de nossos intercâmbios. É ela a comissão responsável por assessorar os estudantes que querem estudar no exterior; por isso, é essa comissão que cuida dos editais , convênios com instituições parceiras, vagas de intercâmbio etc. Também é essa comissão que manterá o contato com os alunos que estão fora do país e com aqueles que vieram para cá, caso eles precisam de algum auxílio. 

Representantes: Isabela Vieira & Lucas Gândara

Comissão de Biblioteca

A Comissão de Biblioteca trata dos assuntos que envolvem a Biblioteca, tais como o planejamento estratégico dela (delimitação de prioridade e foco que se deve adotar. Ex: expansão do acervo, oferta de treinamento) e também toma decisões relativas ao seu funcionamento (novas regulamentações, descarte de materiais, verba para novas estantes). As reuniões costumam acontecer semestralmente, reunindo representantes dos três setores. 

Representantes: Natali Pifer & Giovana Almeida

Comissão de Cultura e Extensão

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) procura disponibilizar para a sociedade o conhecimento gerado com as atividades do Instituto. Para isso, ela avalia as atividades e propostas enviadas para ela que se encaixem como extensionistas e/ou culturais, selecionado-as e priorizando-as, inclusive observando a viabilidade financeira. As reuniões acontecem mensalmente. 

Representantes: Beatriz Allegretti & Isabela Leiva