Calendário de Eventos

Semana Antiproibicionista

O Centro Acadêmico Guimarães Rosa convida a todas e todos a participar da Semana Antiproibicionista de RI USP. Fruto da iniciativa de discentes de dentro e de fora do IRI.

Entendemos que a temática de drogas pode ser tratada sob diversas perspectivas. Acreditamos que é preciso uma compreensão histórica e social refletirmos sobre o estado atual da "Guerra às Drogas" e da luta Antiproibicionista. As políticas sobre drogas são expressões de poder sobre indivíduos de uma sociedade. No Brasil, sua formulação tem servido para o avanço de um projeto político pautado pela marginalização e pelo fazer e deixar morrer. Sendo assim, teremos com esses eventos a possibilidade de debatermos a respeito destas políticas, práticas e concepções.

Ao longo da dos dias 23/11, 25/11, 30/11 e 02/12 vamos promover diferentes debates relacionados às "drogas", abordando questões como os usos das drogas ao longo da história , cultura, abolicionismo, saúde e relações internacionais.

Representatividade e Eleições Municipais: limites e potencialidades

Que candidaturas do legislativo estão ligadas aos movimentos sociais e comprometidas com pautas antirracistas, feministas, migrantes, LGBTQIA+ e periféricas? Quais são os entraves para a representação institucional desses corpos marginalizados? Há limites para a representatividade?

Pensando nessas questões, essenciais para o debate político responsável, apresentamos o evento: Representatividade e Eleições Municipais - Limites e Potencialidades uma parceria do Centro Acadêmico Guimarães Rosa, do coletivo Educar para Mundo, do Núcleo Feminista de RI e do Coletivo Palanque Migrante.

No dia 05/11 (quinta-feira), das 17:15 às 19:30 conheceremos mais a trajetória e as propostas de candidatos que integram lutas plurais e que estão busca de pensar política das margens ao centro.

Decisão 2020

A partir de um convite para representarem a Universidade de São Paulo e toda a América Latina no programa Decision 2020 (aqui, em tradução livre, Decisão 2020), evento que tratará sobre os efeitos das eleições estadunidenses pelo mundo, 10 estudantes toparam o desafio e irão participar deste evento no dia 4 de novembro, às 14h, pelo canal de Youtube da University of South Wales, em parceria com a BBC Londres.

Esse mega evento durará 24h, cobrindo 12 universidades e muitas perspectivas de mundo, numa transmissão completamente em inglês. Seremos representados por: Débora Tunes, Geisiele Carvalho, Heitor Borges, Isabela Barbosa, Jonelle Willis, Leonardo Derenze, Lúcia Puglia, Luah Thomas, Thais Donega e Vinicius Dalbelo.

Pensando nessa empreitada e como é importante democratizarmos e fortalecermos a pesquisa em nosso instituto, o Centro Acadêmico Guimarães Rosa fez uma parceria com este grupo de estudantes para que se apresentem também em 2 eventos online para o Instituto e a USP como um todo: um com foco pré-eleitoral, outro pós-eleitoral.

Estes eventos feitos por e para estudantes serão ministrados em português para que haja um acesso amplo para todas e todos que tenham interesse em assisti-los. O foco escolhido foi os efeitos da escolha estadunidense para a América Latina em três áreas: política externa, economia e minorias.