Lama: O Debate de 2017

O debate eleitoral para a diretoria, entre as chapas lideradas pelos professores Amâncio de Oliveira e Janina Onuki, é peça chave para compreender os eventos políticos do Instituto no ano de 2017 – e seus efeitos desde então. Em suas duas horas e seis minutos fica escancarada a falta de ética dos candidatos inscritos a concorrer, que entre súplicas da comunidade para que se desinscrevam temporariamente e deixem a terceira chapa concorrer em pé de igualdade utilizam da enorme desproporção de tempo para divergir o assunto. O debate não é só importante porque nos permite ver desenrolar-se na nossa frente o embate entre os dois lados, com a história que boa parte dos atuais alunos não conseguiu vivenciar tomando vida, mas porque foi o estopim final para a greve. Imediatamente após o fim do evento, uma assembleia foi organizada que determinou a parada das aulas.

O debate foi integralmente gravado e disponibilizado no YouTube, mas infelizmente foi retirado do ar na limpeza do canal do IRI no início do mandato da atual diretora. O Grupo Memória e Verdade conseguiu o vídeo e, depois de quase três anos, coloca-o novamente à disponibilidade dos alunos. Agora, todos poderão ter acesso a um registro tão importante para entender a trajetória política do nosso instituto.

As duas horas de debate já estão disponíveis no canal do GUIMA e podem ser acessadas pelo link que já já será divulgado neste post. Além delas, também disponibilizaremos semanalmente recortes temáticos para aqueles que não podem assistir o vídeo em sua totalidade, tendo em vista sua dimensão. Serão episódios mostrando a discussão no que tange a solução por meio da desinscrição temporária - que estava na mão das duas chapas; a diferença entre elas e questões concernindo o então candidato a vice-diretor Moacyr Martucci.