Documentos Públicos

Relatório das Optativas


Relatório elaborado pelo CA sobre o acesso de estudantes do IRI a disciplinas optativas. O documento indica a insuficiência de vagas para alunes no IRI nas áreas de mais interesse pelo corpo discente do Instituto. 


Relatório sobre a demanda dos alunos do IRI-USP por disciplinas optativas .docx.pdf

Nota em defesa de banheiros Trans-inclusivos no IRI


Em nosso instituto, não há uma política ativa de inclusão da comunidade trans, e a ausência de banheiros inclusivos é apenas um exemplo. Diante desse cenário, que torna as pessoas trans do instituto passíveis de violências e constrangimentos, o Guima e os RDs da graduação lançam uma nota em defesa da implementação de um modelo inclusivo de banheiro no instituto, a fim de promover um ambiente que respeite a identidade de gênero de todes. 


Essa nota foi divulgada e coletamos assinaturasa em apoio dessa luta.


Nota em defesa de banheiros trans inclusivos no IRI.pdf

Cartilha introdutória ao Movimento Estudantil 

O Guima lança uma cartilha introdutória ao Movimento Estudantil, com especial foco na Turma 22, ingressante em 2023.

 Durante a pandemia e no primeiro ano de retorno presencial, a luta discente enfrentou duros obstáculos, dentre esses a desarticulação des estudantes. Julgamos necessário, assim, a apresentação do papel político des universitáries para a os novos frequentadores desse espaço desde o primeiro momento. Temos uma função política, de construção de luta coletiva diária, e, para isso, é preciso que saibamos não só os conceitos básicos do movimento estudantil, suas instâncias, mas também, sua história.

Esse material foi disponibilizado após o oferecimento de um curso sobre ME aes caloures.


Cartilha de Introdução ao ME.pdf

Guia de Matrícula


Percebemos que es alunes apresentavam diversas dúvidas sobre as etapas da matrícula, trancamento, exclusão, requerimento, ...

Elaboramos uma cartilha explicativa com as instruções básicas para a realização da matrícula e para o planejamento da graduação, com a apresentação dos conceitos de créditos e de período ideal, por exemplo. 


Guia de Matrícula 2023.1.pdf

Modelo de Planejamento para a Graduação

Em um difícil ano de pandemia, sabemos que o planejamento à longo prazo pode ser algo complicado. Percebemos que alguns alunos estão com dificuldades em se planejar a longo prazo sobre o andamento da graduação. Com a pandemia e o exponencial aumento de alunos que estão fazendo menos matérias e/ou trancando parte do curso, pautamos em uma reunião aberta a preocupação dos alunos se planejarem a longo prazo para conseguirem se formar dentro do tempo máximo permitido e dentro de seus planos.

Para isso, foi sugerido nessa reunião que fosse criado uma planilha que auxiliasse os estudantes a se organizarem. Com isso, o documento foi criado o mais rápido possível para que os alunos pudessem acessá-lo antes do final da segunda interação de matrícula.

Plano de Graduação.xlsx

Cartilha de Permanência 2023

Estamos sempre muito ansiosos para conhecer vocês, novos aprovados! Primeiramente, parabéns por essa grande conquista e se preparem porque os 4 (as vezes 5) melhores anos da sua vida chegaram! Aproveitem muito esse momento! 

Antes das aulas começarem, a Semana de Recepção do IRI USP sempre prepara eventos inesquecíveis para que você possa conhecer melhor a nossa faculdade, as entidades e o curso como um todo. Eles estão sempre abertos para quaisquer dúvidas.

Não se esqueçam de seguir no Instagram a página https://www.instagram.com/recepcaoriusp/ para acompanhar todas novidades da Semana de Recepção da sua turma!

Ao lado, disponibilizamos a Cartilha de Permanência da Força-Tarefa da Semana de Recepção de 2023, redigida pela T21, com informações importantes sobre a permanência no IRI e na USP, como auxílios, instituições, coletivos, etc.

CartilhaDePermanenciaIRIUSP.pdf

Cartilha de Permanência e Manual do Calouro 2021

Estamos muito ansiosos para conhecer vocês! Primeiramente parabéns por essa grande conquista e se preparem porque os 4 (as vezes 5) melhores anos da sua vida chegaram! Aproveitem muito esse momento! 

Mês que vem as aulas começam e a Semana de Recepção do IRI USP está preparando eventos inesquecíveis para que você possa conhecer melhor a faculdade, as entidades e o curso como um todo. Estamos abertos para qualquer dúvida! Esperamos vocês! 💜💜

Não esqueçam de seguir no Instagram a página https://www.instagram.com/recepcaoriusp/ para acompanhar todas novidades da Semana de Recepção de 2021!!

Ao lado temos a Cartilha de Permanência, com informações importantes sobre auxílios que a USP disponibiliza para os alunos. Além disso, não deixe de conferir também o Manual dos Calouros de 2021 e o simulado feito pela Comissão Anti-opressão da Força Tarefa de 2021


Cartilha de Permanência - 2021.pdf

Manifesto "Por um IRI Marginal" 

A Campanha Por um IRI Marginal apresenta, com muito orgulho, o Manifesto Por Um IRI Marginal! Este documento é o acúmulo de anos de reivindicação do Movimento Estudantil. Nele, procurou-se discutir as limitações de RI na USP e pensar em caminhos para transformar verdadeiramente este curso que nos é tão caro.

As reivindicações e os caminhos explorados no documento são parte de um processo  de reflexão coletiva que queremos fazer junto à comunidade do IRI. Assim, esperamos que este Manifesto, bem como o resto da campanha, marquem o início de um processo continuo e democrático de diálogos para a transformação e diversificação da nossa formação enquanto internacionalistas.

"Seja Marginal, Seja Herói." — Hélio Oiticica.

Manifesto "Por um IRI Marginal".pdf

A Percepção do TCC para o corpo discente

Em 2018, tivemos que realizar adaptações no curso de relações internacionais para estarmos de acordo com a diretrizes nacionais estabelecidas pelo MEC. Uma das mudanças mais importantes foi a obrigatoriedade da implementação do Trabalho de Conclusão do Curso.

Na Semana de Graduação de 2019, tivemos um evento sobre o TCC, na qual acúmulos sobre a percepção dos alunos e professores presentes foram registrados. Um formato foi consensuado pelos professores e colocado como base da discussão.

A partir dos insumos produzidos pela Semana de Graduação; GUIMA, RDs, RTs e outros alunos interessados organizaram e compuseram um Grupo de Trabalho para pesquisar, discutir e elaborar as noções do curso sobre TCC, com a crença de que o trabalho que marca a conclusão da graduação deve estar em consonância com a multidisciplinariedade e a demanda do corpo discente por métodos de ensino e perspectivas alternativos.  

O resultado desse processo é o relatório "A Percepção do TCC de RI-USP para o corpo discente", que compila demandas elaboradas pelo Grupo de Trabalho, e será usado nas próximas reuniões da Comissão de Graduação, onde serão decididas as diretrizes para realização do Trabalho de Conclusão.

A percepção do TCC de RI-USP para o corpo discente (1º Relatório do grupo de trabalho).pdf

Implementação do EaD no IRI 

A gestão Alvorada, do Centro Acadêmico Guimarães Rosa, e a chapa Havemos de Amanhecer, da Representação Discente, estão divulgando o relatório final do formulário sobre o EaD no IRI-USP, contendo todos dados que foram brevemente apresentados na nossa última assembleia de curso.

O relatório está bem detalhado e traz uma visão mais ampla sobre o assunto para o segundo semestre deste ano, pois acrescenta algumas resoluções e fala sobre limitações para o 2o semestre.

Além disso, também estamos compartilhando o andamento da proposta de comissão paritária nas instâncias do IRI. Apesar de termos tido uma vitória importante na Congregação, em que a pauta foi oficialmente encaminhada para a Comissão de Graduação, infelizmente, os professores e funcionários apresentaram a dificuldade de operacionalizar uma comissão paritária por "falta de braços".

Entretanto, vitórias importantes também vieram da CG, como, por exemplo, a realização de reuniões periódicas entre a CG e as turmas dos primeiros e segundos anos pra discutir o andamento das disciplinas à distância. Por isso, por ora, não pretendemos realizar uma nova assembleia, pois tanto os dados do formulário quanto a proposta de comissão paritária já foram discutidos e encaminhados a partir da última assembleia. Apesar disso, estamos sempre abertos às suas sugestões, sejam elas pontuais ou pela própria realização de uma outra assembleia pra debater os temas que acharem pertinentes.

No mais, recomendamos a leitura do relatório para melhor compreensão de nossa situação atual e, caso surja qualquer questão, não hesitem em contatar a gestão do Guima e/ou a chapa de RDs. Contem conosco.

Relatório sobre a implementação emergencial de aulas virtuais - Resultados do primeiro semestre.pdf