Centro Acadêmico Guimarães Rosa

Instituto de Relações Internacionais - Universidade de São Paulo

Diante do sucesso da arrecadação da “Pff2 para todos”, optamos por AMPLIAR NOSSA CAMPANHA!!! Justamente por termos ultrapassado nossa meta e sabermos que é uma vontade expressa pelos estudantes do curso em nossa Assembleia do último dia 8 de junho que decidimos realizar essa ação.

Nesse sentido, além da pandemia de coronavírus, o Brasil entra em outra pandemia: a fome. Novamente voltamos a patamares inimagináveis de insegurança alimentar, algo que parecia fazer parte de um distante passado de nossa população, fator que se agrava fortemente com a diminuição do auxílio emergencial a valores miseráveis.

Assim, optamos por criar a “Campanha Para Além da PFF2”, que utilizará o restante da verba conseguida na campanha de pff2s para ajudar uma série de entidades que já apoiamos oficialmente desde o começo da pandemia e buscam trazer auxílios para populações vulneráveis.

Continuaremos reservando parte do dinheiro para a compra de itens de segurança para eventuais futuras manifestações, mas passaremos a fazer repasses para as campanhas de solidariedade. Por isso, doe! A sua doação ajudará quatro campanhas: Quarentena Popular, Ocupação do Buracanã, Solidariedade à Ocupação São Remo (MUP) e Solidariedade Ativa (Estudantes do CRUSP).

Caso queira conhecer mais sobre as campanhas ou até mesmo fazer uma doação direta, é possível encontrar informações em:

— Quarentena Popular: https://apoia.se/doequarentenapopular

— Ocupação do Buracanã: https://www.facebook.com/GUIMAriusp/posts/3475557395882062

— Solidariedade à Ocupação São Remo (MUP): https://www.facebook.com/GUIMAriusp/posts/3403956513042151

— Solidariedade Ativa (Estudantes do CRUSP): https://www.vakinha.com.br/vaquinha/solidariedade-ativa-estudantes-do-crusp

Nossas doações continuarão sendo realizadas pelo PIX ca.guima.ri@gmail.com. Ao final de nossa campanha, faremos uma prestação de contas públicas para que seja possível que todos se assegurem da transparência e do bom uso do dinheiro das doações

Doem, por menor que seja, cada contribuição faz a diferença!

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Sobre o Guima

Fundado em 20 de novembro 2002, o Centro Acadêmico Guimarães Rosa (Guima) é a entidade estudantil responsável pela representação, articulação e mobilização da base dos estudantes do curso de Relações Internacionais da USP. O Guima é gerido pelos próprios estudantes, de forma que anualmente é eleita uma nova chapa para assumir a diretoria da entidade. Cada nova gestão é responsável por dirigir politicamente a instituição e organizar a sua atuação durante o período seguinte. Porém, por sua natureza, um centro acadêmico (CA) é formado e construído coletivamente por todos os estudantes do curso, por meio de espaços como reuniões abertas, assembleias estudantis, eventos, debates, rodas de conversa e afins. Portanto, a ferramenta da democracia participativa — para além da meramente representativa —, muito presente na atuação de um CA, é fundamental para que a entidade seja o mais legítima, representativa e fortalecida.

Em termos práticos, o Guima organiza diversas atividades no dia-a-dia do curso. Além do que já foi citado, o CA também realiza festas, saraus e outras atividades de teor cultural e integrativo. Para finalizar, também cabe ao CA, por seu caráter político, puxar mobilizações e atividades voltadas à formação política da comunidade universitária. Como exemplo disso, tivemos o histórico 15 de maio de 2019, dia do primeiro grande ato nacional do chamado Tsunami da Educação, em que o Guima foi não apenas responsável por discutir junto com os estudantes a importância política da data e levá-los à manifestação na Av. Paulista, como também por criar as condições materiais para uma paralisação completa das atividades do Instituto, o que incluiu também professores e funcionários. Outros exemplos importantes são também os relatórios sobre o andamento do ensino remoto no Instituto, elaborados pelo Guima em conjunto à Representação Discente durante o período de pandemia, e os eventos online realizados em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Melo.