Centro Acadêmico Guimarães Rosa

Instituto de Relações Internacionais - Universidade de São Paulo

Nosso trabalho em 2023

Relatório sobre a demanda dos alunos do IRI-USP por disciplinas optativas .docx.pdf

Relatório das Optativas

Relatório elaborado pelo CA sobre o acesso de estudantes do IRI a disciplinas optativas. O documento indica a insuficiência de vagas para alunes no IRI nas áreas de mais interesse pelo corpo discente do instituto. 

Cartilha de Introdução ao ME.pdf
Guia de Matrícula 2023.1.pdf

A LUTA POR BANHEIROS TRANS-INCLUSIVOS NO IRI

Nota em defesa de banheiros trans inclusivos no IRI.pdf
Orientação PRIP 01.09.2022 quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero.pdf
Lei nº 10.948, de 05 de novembro de 2001 - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.pdf

Sobre o Guima

Fundado em 20 de novembro 2002, o Centro Acadêmico Guimarães Rosa (Guima) é a entidade estudantil responsável pela representação, articulação e mobilização da base dos estudantes do curso de Relações Internacionais da USP. O Guima é gerido pelos próprios estudantes, de forma que anualmente é eleita uma nova chapa para assumir a diretoria da entidade. Cada nova gestão é responsável por dirigir politicamente a instituição e organizar a sua atuação durante o período seguinte. Porém, por sua natureza, um centro acadêmico (CA) é formado e construído coletivamente por todos os estudantes do curso, por meio de espaços como reuniões abertas, assembleias estudantis, eventos, debates, rodas de conversa e afins. Portanto, a ferramenta da democracia participativa — para além da meramente representativa —, muito presente na atuação de um CA, é fundamental para que a entidade seja o mais legítima, representativa e fortalecida.

Em termos práticos, o Guima organiza diversas atividades no dia-a-dia do curso. Além do que já foi citado, o CA também realiza festas, saraus e outras atividades de teor cultural e integrativo. Para finalizar, também cabe ao CA, por seu caráter político, puxar mobilizações e atividades voltadas à formação política da comunidade universitária. Como exemplo disso, tivemos o histórico 15 de maio de 2019, dia do primeiro grande ato nacional do chamado Tsunami da Educação, em que o Guima foi não apenas responsável por discutir junto com os estudantes a importância política da data e levá-los à manifestação na Av. Paulista, como também por criar as condições materiais para uma paralisação completa das atividades do Instituto, o que incluiu também professores e funcionários. Outros exemplos importantes são também os relatórios sobre o andamento do ensino remoto no Instituto, elaborados pelo Guima em conjunto à Representação Discente durante o período de pandemia, e os eventos online realizados em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Melo.